terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Uma palavrinha sobre a Educação dos Filhos!

Há um bom tempo venho querendo escrever sobre a maternidade!
E hoje fiquei sabendo que o filho de uma colega, juntamente com alguns amigos, foi preso, devido a bater em uma pessoa, deixando-a gravemente ferida!
E achei que era hora de colocar os pensamentos em palavras..

Tenho pensando muito no quanto nossos valores andam estranhos!
Fico pensando no quanto a educação dos filhos está banalizada!
E infelizmente, muitos pais, tem dado mais valor aquilo que podem dar materialmente para os filhos, ao invés do valor de uma boa educação, de uma boa criação! Ao invés do valor do amor, do carinho, do respeito, da tolerância, da empatia!

Tem muita gente que acha lindo engravidar, ter um belo parto, ter um bebê recém nascido!
Mas se esquecem da dura responsabilidade que é educar uma criança.. Se esquecem que quando esses bebês vão crescendo, eles começam a mostrar suas características como pessoa, suas genialidades, seus gostos, suas preferências!
E aí, muitas dessas pessoas começam a pensar: Pra quê fui ter um filho?? Pra quê engravidei??
E infelizmente, muitas, ao invés de procurarem amadurecer, crescer, aprender sobre a educação das crianças, aprender sobre o desenvolvimento, sobre as fases de crescimento, deixam para que outros, criem e eduquem seus filhos!
Não, eu não sou contra deixar os filhos em creche, ou pagar uma babá ou alguém pra olhar, enquanto você pai/mãe, trabalha! Mas, sou contra se você pode ficar com essa criança!

Sempre digo e repito, crianças precisam de pais! Crianças precisam de adultos por perto que transmitem amor, carinho, respeito! E principalmente, precisam de pais que queiram realmente ser pais e que queiram ensinar e mostrar pra essa criança como é a vida e como é bom vivê-la!
Já vi mulheres que engravidaram, geraram uma vida, mas não quiseram amamentar! Sim, não amamentaram porque não quiseram, mesmo tendo condições e mesmo sabendo que o Leite Materno é o melhor para o filho(a)!
Fico muito triste quando vejo esse tipo de coisa!
Fico muito triste quando vejo pessoas preferindo deixar os filhos durante horas em frente a TV, assistindo a tudo de bom e principalmente de ruim que passa, sem ao menos ter um tempinho pra brincar com essa criança, pra beijar, pra abraçar!
Sei que nossa vida é corrida, e que as vezes o tempo que temos pra fazer alguma coisa é quando a criança está dormindo ou brincando sozinha! Mas, temos que ter um tempo pra nossos filhos! Temos que tirar um tempo pra ensiná-los o certo e o errado.. Temos que ter um tempo pra ler/contar alguma história.. Temos que ter um tempo pra eles!

Porque quando não temos esse tempo, com certeza nos arrependeremos mais pra frente!
Os erros dos nossos filhos no futuro, podem ser consequência da nossa falta com eles hoje!

A Palavra de Deus diz em Provérbios 22: 6:
"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."
Quando ensinamos nossos filhos, desde pequenos, através dos nossos exemplos, das nossas palavras, a amar, a respeitar os mais velhos, a respeitar as pessoas pois todas são iguais, a cuidar dos outros, a ser carinhoso, a ser tolerante, a discernir o que é certo e errado, o discernir o que pode fazer ou não em determinada hora.. Pode ter certeza que quando eles forem mais velhos, ainda se lembrarão dos nossos ensinamentos e procurarão andar no caminho certo!

Eu tenho tentado ser uma mãe presente para o meu filho!
Apesar de trabalhar fora.. Apesar de tantos afazeres domésticos.. Apesar dos muitos trabalhos que tenho na igreja! Sempre procuro dar a máxima atenção.. Dar a ele o melhor de mim, o meu amor, o meu carinho, o meu respeito, a minha empatia! E principalmente, procuro mostrar a ele, desde já, o certo e o errado!
Sei que ainda sou falha em muitas coisas, mas tento sempre dar o meu melhor para ele!
E estou certa que no futuro não me arrependerei do que vivemos juntos e do que ensinei!!

Que nos lembremos sempre: Nossas crianças dependem de nós pra se tornarem adultos melhores e assim fazer um mundo muito mais digno de se viver!! Eles são a nossa esperança.. Eles são a nossa herança!!

"Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá."
Salmos 127: 3

Que Deus te abençoe e te dê sabedoria pra educar da melhor forma possível os seus filhos(ou futuros filhos)!!
Abraços!

Quezia Batista
Tentando ser melhor a cada dia, ensinando o meu filho a viver, a amar, a respeitar, a crescer em paz, querendo um mundo bem melhor no futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário