quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Aprendendo com Moisés e seu sogro Jetro!

Olá meus queridos amigos!
Tudo bem?

Por aqui estamos bem, graças a Deus!
Caleb está com 3 aninhos já e crescendo forte, saudável e muito inteligente!
Arthur já está com quase 4 meses e crescendo super bem também!
Graças a Deus.. Sou muito feliz com a família que o Senhor me deu!!

Hoje quero trazer uma palavra a vocês que muito falou comigo!
Estou estudando um pouco mais sobre a história de Moisés e como sempre, quanto mais você lê a Bíblia, mais ela ti revela coisas valiosas, mesmo que você já tenha lido aquela passagem várias vezes!!

E estudando sobre esse grande homem de Deus, reli um texto que me edificou bastante.
Se encontra em Êxodo 18, onde conta a história do reencontro de Jetro, sogro de Moisés, no deserto. E Jetro se depara com Moisés julgando o povo e os ajudando a resolver suas questões, das simples as mais difíceis..
Mas, Jetro percebe que apenas Moisés exerce essa função, o que torna-se bastante cansativo para o povo e também para Moisés, lhe dá conselhos, como vemos na passagem de Êxodo 18:

17 - Respondeu o sogro de Moisés: O que você está fazendo não é bom.
18 - Você e o seu povo ficarão esgotados, pois essa tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho.
19 - Agora, ouça-me! Eu lhe darei um conselho, e que Deus esteja com você! Seja você o representante do povo diante de Deus e leve a Deus as suas questões.
20 - Oriente-os quanto aos decretos e leis, mostrando-lhes como devem viver e o que devem fazer.
21 - Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mim, de cem, de cinquenta e de dez.
22 - Eles estarão sempre à disposição do povo para julgar as questões. Trarão a você apenas as questões difíceis; as mais simples decidirão sozinhos. Isso tornará mais leve o seu fardo, porque eles o dividirão com você.
23 - Se você assim fizer, e se assim Deus ordenar, você será capaz de suportar as dificuldades, e todo este povo voltará para casa satisfeito.
24 - Moisés aceitou o conselho do sogro e fez tudo como ele tinha sugerido.

O que mais me chama a atenção aqui, é que Moisés, apesar de ser um homem de unção tremenda, de autoridade, aceitou o conselho de seu sogro e fez como ele sugeriu! Não é lindo isso?!
Como é bom ver que um líder não precisa e nem deve ser arrogante para que exerça influência e autoridade! Como é bom ver um líder humilde que aceita conselhos!
Moisés poderia não ter aceitado, mesmo que sua tarefa estivesse pesada! Mas, ele aceitou..
Será que temos um coração humilde e ensinável para ouvir os conselhos, pesar na balança, julgar se é bom e se for bom, aceitar?
Infelizmente, digo que não!
Muitos de nós não gostamos de receber conselhos!
Muitos de nós não gostamos de ouvir uma repreensão!
Muitos de nós não gostamos de ser ensinados!
E muitas vezes, quando isso acontece, viramos o rosto, ficamos emburrados, magoados e não permitimos Deus fazer a mudança em nosso interior!
É triste, mas essa é a realidade!

Outra lição que aprendo é que nem sempre Deus irá falar diretamente comigo, mas irá usar as pessoas ao meu redor para me ensinar, por isso preciso ter o coração aberto, disposto, humilde!
Moisés era um homem que falava com Deus face a face, mas Deus não falou com ele sobre isso.. O Senhor não lhe disse que sua tarefa estava árdua demais.. Foi preciso o seu sogro chegar pra lhe dar esse conselho! Deus usou o sogro de Moisés para lhe ensinar e mostrar outras formas de ajudar o povo de Israel!
E assim Deus faz conosco todos os dias.. Deus usa as pessoas ao nosso redor para nos ensinar, para nos aconselhar!
Deus não irá descer do céu e nos dar uma direção, ou conselho sobre algo.. Mas, irá usar aqueles que estão sempre conosco pra nos mostrar o caminho, pra nos dizer como fazer, como agir em determinadas situações!
Por isso, precisamos estar atentos!

Outra lição que aprendo é com Jetro.. Apesar de Moisés ser um líder, uma autoridade, Jetro não teve medo de dizer a ele: "O que você está fazendo não é bom!"
Hoje em dia, estamos perdendo a coragem de dizer a verdade, mesmo em amor.. Infelizmente, temos nos acorvadado de chegar em alguém e dizer: olha, estou observando, e o que você está fazendo não condiz, não é bom!
Mas, precisamos mudar isso.. Se Deus nos manda dizer algo, precisamos ser corajosos e ousados para dizer, mesmo que a pessoa fique com raiva.. Precisamos ter coragem de dizer a verdade, não com palavras duras, mas em amor, em compaixão, em misericórdia!

Precisamos ser corajosos pra falar a verdade em amor!
Precisamos ser humildes pra aceitar os conselhos, sejam de que pessoas vierem!
Precisamos estar atentos, pois Deus pode usar qualquer pessoa ao nosso lado para nos ensinar!

Aprendamos com Moisés, que apesar de ser um líder extraordinário, de ser um homem com uma unção tremenda, de falar com Deus face a face.. Ainda sim, teve um coração humilde e ensinável e aceitou ser aconselhado, aceitou ser ensinado!
Não vamos deixar o orgulho nos impedir de receber grandes bençãos!

Abraços!

Quezia Batista
Ensina-me Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário